segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Respeito de São Jacó

São Jacó
Rincão de São Jacob (atual São Jacó)
SANTOS, Arnilda Verônica. Apontamentos para a História de Santo Augusto - um Registro das
comunidades Escolares.Santo Augusto: Samavi. 1992

Realizando pesquisas e procurando obter informações com pessoas residentes em São Jacó,constatamos que o início do povoamento da localidade deu-se no século XIX  (1801-1900). Segundo informações de Batista Chiusa, naquela época, esta região pertencia á Palmeira das Missões, sendo que antes de pertencer à Palmeira das Missões, fazia parte do território de Cruz Alta. Pertencendo à Palmeiras, o sétimo distrito.
O Rincão de São Jacob caracteriza-se pela existência de três porteiras. A primeira na entrada de São Jacob, a segunda no  acesso à desativada Escola Municípal Américo Gobbi e a terceira na propriedade de Elisio Alves da Silva, no rio Inhacorá. No local havia "Passo"  para á Fazenda as Brancas.
Na quela época,a localidade deparava-se com um grave problema,que era a falta de trafegabilidade das estradas e os poderes públicos não acatavam os pedidos para a melhoria das mesmas. Devido a esse problema,os moradores resolveram em forma de mutirão arrumar as estradas.Cada morador dava seis dias de serviço e o capataz era joão Chiusa. Arrumaram a estrada desde a porteira de inhacorá até a porteira da entrada para São Jacob. Nos dias em que havia mutirões,as pessoas trabalhavam durante o dia e a noite dançavam até mais ou menos meia noite.
No século XX,a região de São jacob caracterizava-se pela existência de diversas fazendas de gado em regime extensivo.Estas fazendas eram entremeadas por pequenas lavouras,com uma agricultura de subsistência. Diversas vezes esse gado invadia essas lavouras,ocasionando muitas brigas e desavenças.
Outro meio de subsistência era a criação de mulas e cavalos que eram levados para Minas Gerais e São Paulo.
A separação das fazendas eram feitas com vossorocas(valetas),de três metros de largura por um e meio de profundidade.
Os acontecimentos políticos do estado desencadearam em 1923 uma revolução e as pessoas do sexo masculino eram recrutadas para prestar serviços ao quartel. Na região Hildebrando Prestes era responsável pelo recrutamento,oque fazia com que os homens se escondessem em matos par não serem levados junto com a tropa.
Para resolver divisas de terras,brigas e outros, havia na localidade o quarteirão,cargo exercido por Anatalio Chaves Viana,mais ou menos no periodo de 1930 a 1940.
As casas da localidade eram cobertas de capim e de chão batido,rodeadas de pranchas. A primeira casa rodeada de tábuas e com assoalho pertencia a Januário Costa,era o lugar onde se fazia bailes e se localizava na atual propriedade de José Almeida dos Santos.
  Postado por Pedra e Jusieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário