sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Santo Augusto nos Tempos de PompÍlio Silva"*

Pompílio Silva

Pompílio Silva foi fundador de Santo Augusto, ele nasceu no dia 28 de agosto de 1883,na pequena cidade da República Oriental do Uruguai. Seus pais chamavam-se José Vicente e Josefa Freire da Silva, eles eram filhos de imigrantes Espanhóis. 
Quando ele tinha 16 anos ele ficou órfão de Mãe.   Então ele se mudou pra cidade de São Gabriel, e foi lá então que ele conheceu a jovem Josefina Lucas, filha de Manoel Ponciano Lucas e Francisca da Silveira Lucas. Natural de Candiota,  eles casaram no dia 30 de julho de 1910, com 26 anos. 
Em São Gabriel, Pompílio Silva e sua  esposa Josefina trabalhavam em sua fábrica de móveis de onde tiravam os recursos necessários para sua sobrevivência a vida deles mudou,após o fogo que consumiu muitas casas e a casa deles foi também queimada pois o fogo queimou tudo móveis, máquinas, paredes e toda a esperança da familia.
Em 1917 Pompílio Silva mudou-se com sua familia para Rincão de São Jacob,onde na Boca da Picada montou uma Serraria nas terras do Sr. João Batista Chagas o proprietário da Sesmaria.   
Devido a falta de mercado para os produtos da Serraria aos altos impostos cobrados pelo governo e a asceses de madeira Pompílio Silva mudou de ramo e abriu uma Casa Comercial onde hoje localiza-se a Renovadora de Pneus.
O bolicho de Pompilio Silva localizava-se as margens da estrada que ligava Cruz Alta a Colônia Militar do Alto Uruguai (Três Passos). No local denominado Boca da Picada por ser o inicio da picada que cortava as matas até Três Passos. Como havia bastante fluxo de tropeiros o bolicho prosperou, pois possuia estoque de mercadorias.    
O sucesso desta casa comercial atraiu mais moradores para a localidade após a morte do fazendeiro João Baptista Chagas, Pompílio Silva foi encarregado de vender parte de sua fazenda e em troca de seu trabalho recebeu nove colônias. Surge assim um pequeno povoado em torno do bolicho do senhor Pompílio Silva formado por colônos provenientes das colônias velhas.
Na década de 1920 ocorreu a fundação da primeira Escola e a construção da primeira capela, etc.
Assim, este ilustre cidadão é considerado o fundador de Santo Augusto. Ele foi importante líder local sendo o primeiro sub-prefeito do Distrito. Seus familiares deram continuidade ao seu trabalho e seu filho José Vicente foi prefeito do município no período de  01/02/1973-31/01/1977.


                                                      O NOME DE SANTO AUGUSTO

No ano de 1926 o jovem filho de João Baptista Chagas Augusto Chagas sofreu um assidente fatal com arma de fogo,tragédia comoveu a todos da localidade e a Senhora Josefina Lucas Silva propôs a o seu esposo o sub prefeito Pompilio Silva que o nome da localidade passasse a ser Santo Augusto. Em 29 de novembro de 1938, o povoado foi elevada a condição de vila com o nome de Santo Augusto.


       * Realizamos pesquisa bibliográfica a respeito do Sr. Pompilio Silva, nos registros escritos em livros e em Monografias Acadêmicas. O título desta postagem foi utilizada pelo professor Darli Vianei Alves em sua Monografia de conclusão do curso de História na UNIJUÍ.  

OLIVEIRA, Odilon Gomes de. Santo Augusto:50 anos: Exclamação, 2010.                                   

postagem realizada pelas alunas:
Juseli e Pedra

                    



    

    

2 comentários:

  1. "Fico feliz por utilizarem minha monografia como fonte de pesquisa. Espero que ela seja utilizada mais vezes. Fico a disposição para esclarecer possíveis dúvidas!" (Darli Vianei Alves)

    ResponderExcluir
  2. "Fico feliz por utilizarem minha monografia como fonte de pesquisa. Espero que ela seja utilizada mais vezes. Fico a disposição para esclarecer possíveis dúvidas!" (Darli Vianei Alves)

    ResponderExcluir